A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

(ref.: 9788581922553 (CO))

Autor: MARY TÂNIA DOS S. CARVALHO, AMARILDO M. GONZAGA
Editora: APPRIS
Ano: 2013
Número de Páginas: 167
Categoria Principal: Pequisa

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Que sentido teria o conhecimento que produzimos, caso não oportunizássemos aos demais os produtos oriundos de nossas produções? A autora, surpreendentemente, sustenta o percurso que faz, adotando o viés de reflexão da divulgação de conhecimentos produzidos na esfera científica, centrando-se no conteúdo da ciência propriamente dito, instituído com diferentes objetivos, principalmente com a finalidade de atingir a esfera educacional. Sai intenção maior é fazer com que as informações científicas assumam um caráter prático, com o objetivo de esclarecer todos os leitores-cidadãos, levando-os a criarem soluções que possibilitem a resolução de problemas, advindos dos fenômenos que foram cientificamente estudados.
Para tanto, A divulgação científica na formação continuada de professores¿ emergiu, apresentando impactos e repercussões gerados dos conhecimentos sistematizados e produzidos pelos sujeitos da pesquisa, que foram os professores que fizeram parte da turma 2011 do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia, vinculados ao Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (CESP- UEA).
O impressionante é a capacidade que a autora demonstra quando apresenta, com propriedade, processos e produtos oriundos dos percursos investigativos dos sujeitos investigados, durante a trajetória formativa que fizeram. Enaltece os feitos a partir de eventos marcantes, como o evento local, Seminário: Os percursos Investigativos em Educação em Ciências (Pólo Parintins); Regional XX EPENN, I SECAM (Manaus/ AM) e Nacional VIII ENPEC (Campinas/ SP).
Merece atenção, também, as análises dos discursos dos sujeitos que foram investigados, subsidiadas pelas noções formuladas por teóricos como: Orlandi (2010) e Foucault (2011), organizadas em um todo coerente para se ter unidade e coerência na interpretação dos dizeres.
O ápice do feito pela autora foi a análise cartográfica que ela faz, para apontar a perspectiva da construção de uma Cultura Científica denominada e representada como espiral da cultura científica e da dinâmica da produção da Ciência dos sujeitos investigados, visualizando-se o processo gerador da cultura no âmbito do Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências.
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 13

CAPÍTULO 1
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES 17

1.1 DEFINIÇÕES 23
1.2. DIMENSÕES DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA 40
1.2.1 Dimensão Ética Social 43
1.2.2 Dimensão Discursiva 49
1.3. TENDÊNCIAS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA 53
1.3.1 Tendências da Divulgação Científica no Ensino de Ciências e Matemática 56
1. 3.1.1 Incidência das Tendências de DC no Ensino de Ciências e Matemática nas pesquisas analisadas 59
1.4. DINÂMICA DA PRODUÇÃO DA CIÊNCIA 63

CAPÍTULO 2
O CONTEXTO E A DINÂMICA DOS SUJEITOS DA PESQUISA:
POSICIONAMENTOS CONSTRUÍDOS 71
2.1 PROCEDIMENTOS E INSTRUMENTOS DA PESQUISA 73
2.2 O PROCESSO DE FORMAÇÃO: O MESTRADO, O NEPEClP 79
2.3 MESTRANDOS E PROCEDÊNCIA: A TRAJETÓRIA DA FORMAÇÃO 94
2.4 FOCOS TEMÁTICOS DAS PESQUISAS, CONCEPÇÕES, NÍVEIS DE ENSINO 102
2.5 NECESSIDADES E EXPECTATIVAS FRENTE AOS CONHECIMENTOS
SISTEMATIZADOS 114

CAPÍTULO 3
A CONSTRUÇÃO DOS REFERENCIAIS DE ANÁLISE: A REPERCUSSÃO DA DIVULGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SISTEMATIZADOS 125

3.1 DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA A NÍVEL LOCAL, REGIONAL E NACIONAL 126
3.2 A ESPIRAL DA CULTURA CIENTÍFICA E A DINÂMICA DA PRODUÇÃO DA CIÊNCIA 147

CONSIDERAÇÕES FINAIS 153

REFERÊNCIAS 159

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