APLICANDO A METODOLOGIA DE OBSERVAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA FAMÍLIA

(ref.: 9788536235530 (CO.))

Autor: Kurt Kreppner
Editora: Juruá
Ano: 2012
Número de páginas: 162
Peso: 277 gramas
Categoria Principal: Pesquisa

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SUMÁRIO

INTRODUÇÃO - OBSERVAÇÃO INGÊNUA E DIRECIONADA
Parte I A HISTÓRIA DA OBSERVAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
CAPÍTULO 1 - O PERÍODO IMEDIATAMENTE ANTERIOR E POSTERIOR À DARWIN
O PERÍODO ANTERIOR À DARWIN
Tiedemann
Darwin e seu filho Doddy
O PERÍODO APÓS DARWIN

CAPÍTULO 2 - AS VANTAGENS DA OBSERVAÇÃO OBJETIVA NA INFÂNCIA PRECOCE: AS CONTRIBUIÇÕES DE WILHELM PREYER E WILLIAM STERN
WILLIAM PREYER
WILLIAM STERN

CAPÍTULO 3 - A REVOLUÇÃO DO REGISTRO: O USO DO FILME E AS CONTRIBUIÇÕES DE GESELL
ARNOLD GESELL
A ABORDAGEM REVOLUCIONÁRIA DE GESELL: OBSERVAÇÃO MANIPULATIVA

CAPÍTULO 4 - NOVOS OBJETIVOS E DESAFIOS: BÜHLER, SPITZ E LEWIN E SUAS APLICAÇÕES DOS NOVOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
CHARLOTTE BÜHLER
RENÉ SPITZ
KURT LEWIN
OS PRIMÓRDIOS DA TÉCNICA DE FILMAGEM COMO INSTRUMENTO NA PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO: SUMÁRIO

CAPÍTULO 5 - MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO E ETOLOGIA HUMANA

CAPÍTULO 6 - A OBSERVAÇÃO E A NEUROCIÊNCIA - O MÉTODO DE OBSERVAÇÃO SE TO RNARÁ OBSO LETO?
Parte II CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NO USO DA OBSERVAÇÃO EM PSICOLOGIA

CAPÍTULO 7 - CAMINHOS APROPRIADOS PARA ENCONTRAR CATEGORIAS RELEVANTES E GERAR DADOS: A QUESTÃO DA REPRESENTAÇÃO DO SIGNIFICADO E DAS MEDIDAS
A ESCOLHA DE CATEGORIAS
A BATALHA PELA OBJETIVIDADE, FIDEDIGNIDADE E RELEVÂNCIA: A REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE EM CATEGORIAS
Objetividade
Fidedignidade
Concordância entre observadores
Relevância
O PERIGO DA REIFICAÇÃO
CATEGORIZAÇÃO POSTERGADA COM A AJUDA DO FILME OU VÍDEO
DIFERENTES TIPOS DE ABSTRAÇÕES: O CASO DA PESQUISA COM FAMÍLIA
PROCURANDO POR ESTRUTURAS EM PROFUNDIDADE PARA AJUDAR A IDENTIFICAR MELHOR OS COMPORTAMENTOS SUBJACENTES AOS OBSERVADOS

CAPÍTULO 8 - LUZ, SOM, POSICIONAMENTO DA CÂMERA E PÓS-PRODUÇÃO
LUZ
SOM
Usando fones de ouvido durante as gravações
POSICIONAMENTO DA CÂMERA
PÓS-PRODUÇÃO

Parte III TRABALHANDO COM MATERIAL GRAVADO EM VÍDEO

CAPÍTULO 9 - DESCOBRINDO E GERANDO CATEGORIAS
DA ORGANIZAÇÃO PARA A PROJEÇÃO/VISUALIZAÇÃO E DA FOCALIZAÇÃO PARA A ABSTRAÇÃO
Passo 1: Identificação e organização do material de vídeo
Passo 2: Projeção/Visualização
Como está a qualidade técnica da observação?
O que existe realmente no vídeo?
Como está a comparabilidade domaterial de observação?
QUANDO A VISUALIZAÇÃO/PROJEÇÃO DO MATERIAL COMPLETO NÃO É POSSÍVEL: A REDUÇÃO DO MATERIAL PELA PÓS-PRODUÇÃO
Os cortes para se obter uma visão geral da grande quantidade de material
Passo 3: Focalização
Passo 4: Abstração

CAPÍTULO 10 - PROCURANDO POR ESTRUTURAS EM PROFUNDIDADE
O PROCESSO DE FOCALIZAÇÃO E DE ABSTRAÇÃO NA BUSCA POR ESTRUTURAS EM PROFUNDIDADE
CONSELHOS TÉCNICOS: A TRANSCRIÇÃO EXATA DE CENAS SELECIONADAS COMO UM INSTRUMENTO PARA ACESSAR ESTRUTURAS EM PROFUNDIDADE DAS INTERAÇÕES OBSERVADAS
Transcrição de uma cena isolada

Parte IV CONSIDERAÇÕES FINAIS

CAPÍTULO 11 - O PROCEDIMENTO COMPLETO: ORGANIZAÇÃO, PROJEÇÃO/VISUALIZAÇÃO, FOCALIZAÇÃO, ABSTRAÇÃO E ESTRUTURAS EM PROFUNDIDADE DE UMA FAMÍLIA
EPÍLOGO
REFERÊNCIAS
A Metodologia de Observação proposta neste livro foi desenvolvida ao longo dos mais de 30 anos de pesquisa do Professor Kurt Kreppner, conduzidas no Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano e Educação-MPI, Berlim, Alemanha. O conteúdo é descrito de uma maneira simples e clara, tornando a tarefa complexa de observação científica em algo relativamente fácil. Questões sobre o dia a dia do pesquisador que trabalha com a metodologia de observação são abordadas, como os cuidados técnicos que devemos adotar quando coletamos os dados utilizando a tecnologia de videogravação e o dilema que enfrentamos na escolha do sistema de categorias. O livro é um estímulo à superação dos desafios da técnica e uma promessa de que as facilidades das novas tecnologias poderão acelerar o nosso processo de abstração e, consequentemente, a compreensão de fenômenos complexos. A sua utilidade como ferramenta de avanço do conhecimento extrapola o campo da pesquisa em Psicologia para incluir as demais áreas da recentemente denominada ¿ciência do desenvolvimento humano¿ e, também, os profissionais com diferentes campos de atuação, em suas práticas cotidianas.
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