CRIANÇAS EM RISCO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

(ref.: 9788536246949 (CO))

Autor: KELY MARIA P. DE PAULA, SÔNIA REGINA F. ENUMO, TATIANE L. DIAS
Editora: JURUÁ
Ano: 2014
Número de páginas: 212
Categoria: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

  • Compartilhe:
R$ 59,90 R$ 57,50
Coloque o cep:
  • Descrição
  • Especificação
SUMÁRIO

Parte I AVALIAÇÃO ASSISTIDA EM CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Capítulo I - A AVALIAÇÃO ASSISTIDA EM PESQUISAS BRASILEIRAS: UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO Sônia Regina Fiorim Enumo e Tatiane Lebre Dias 21

Capítulo II - DEFICIÊNCIA VISUAL E AVALIAÇÃO ASSISTIDA: ANÁLISE DE UMA PESQUISA Ana Cristina Barros da Cunha e Sônia Regina Fiorim Enumo 41

Capítulo III - AVALIAÇÃO ASSISTIDA E PROMOÇÃO COGNITIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Ana Cristina Barros da Cunha; Andréia Correa de Barros e Joyce Goulart Magalhães 63

Capítulo IV - PREDIÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR EM CRIANÇAS DO 2º AO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Ângela Coletto Morales Escolano e Maria Beatriz Mar tins Linhares 85

Parte II AVALIAÇÃO ASSISTIDA: DIFERENTES CONTEXTOS E FORMATOS

Capítulo V - AVALIAÇÃO ASSISTIDA DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE PRÉ-ESCOLARES EM RISCO BIOPSICOSSOCIAL PARA O DESEMPENHO ACADÊMICO Flávia Almeida Turrini; Christyne Gomes Toledo de Oliveira; Daniele de Souza Garioli e Sônia Regina Fiorim Enumo 107

Capítulo VI - UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO ASSISTIDA DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR Alessandra Brunoro Motta Loss; Grace Rangel Felizardo Lorencini e Sônia Regina Fiorim Enumo 127

Capítulo VII - MEDINDO A MUDANÇA EM PROVAS COGNITIVAS ASSISTIDAS Odoisa Antunes de Queiroz; Monalisa Muniz Nascimento; Ricardo Primi e Sônia Regina Fiorim Enumo 149

Capítulo VIII - AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO AFETIVO-MOTIVACIONAL INFANTIL CHECKLIST (ACAMI) EM PROVAS ASSISTIDAS Erika da Silva Ferrão; Sônia Regina Fiorim Enumo e Maria Beatriz Martins Linhares 169

Capítulo IX - DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA AVALIAÇÃO ASSISTIDA COMPUTADORIZADA Jucineide Della Valentina de Oliveira e Kely Maria Pereira de Paula 187

ÍNDICE ALFABÉTICO 205
A avaliação de crianças em risco de desenvolvimento e aprendizagem tem se constituído um desafio para a área da Psicologia. Na década de 70 do século XX, surgiu uma proposta de avaliação denominada Avaliação Assistida (AA), que visa a conhecer o potencial de aprendizagem e a responsividade do avaliando à mediação através da inserção de assistência do examinador durante o processo de avaliação.

Este livro apresenta a trajetória teórica e metodológica das investigações envolvendo a área da AA. Dessa forma, o livro conta com a colaboração de autores que, além de pertencerem a instituições de ensino superior do país, são bolsistas de produtividade em pesquisa, coordenam grupos de pesquisas e estão vinculados a grupos de trabalhos em diferentes associações.

Esperamos, com esta obra, subsidiar o trabalho de pais, professores, pesquisadores e profissionais da área da Educação e Saúde junto a crianças com risco de desenvolvimento e aprendizagem. Ao apresentar uma nova abordagem de avaliação no âmbito da Psicologia, contribui para a formação de alunos de cursos de áreas afins, como a Pedagogia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Pediatria, Neuropsicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Pediátrica e Psicometria.
1

    FORMAS DE PAGAMENTO

    REDES SOCIAIS