FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA - TEORIA DA CIÊNCIA E INICIAÇÃO À PESQUISA

(ref.: 9788532618047 (CO.))

Autor: JOSÉ CARLOS KOCHE
Editora: VOZES
Ano: 2002
ISBN: 9788532618047
Número de páginas: 181
Peso: 312 gramas
Categoria principal: Pesquisa

  • Compartilhe:
R$ 51,90
Coloque o cep:
Frete grátis para: Brasil
  • Especificação
  • Descrição
1
Trata-se de uma edição revista, corrigida e ampliada de um trabalho de 1977. Em forma de manual didático, focaliza, com método e rigor, questões fundamentais como: O que é ciência? Qual a legitimidade, validade e alcance dos conhecimentos científicos?
No manual também se encontram muitas indicações práticas sobre o modo de redigir e apresentar um trabalho acadêmico.
Obra que se recomenda a todos os estudantes de Filosofia e outras áreas, interessados em se familiarizar com a epistemologia contemporânea.
Lista das ilustrações, 13
Apresentação à décima quarta edição, 15
Apresentação à sétima edição, 17
Apresentação à primeira edição, 19

PRIMEIRA PARTE: TEORIA DA CIÊNCIA

1 O conhecimento científico, 23
1.1 Conhecimento do senso comum, 23
1.1.1 Solução de problemas imediatos e espontaneidade, 24
1.1.2 Caráter utilitarista, 24
1.1.3 Subjetividade e baixo poder de crítica, 25
1.1.4 Linguagem vaga e baixo poder de crítica, 26
1.1.5 Desconhecimento dos limites de validade, 27
1.2 O conhecimento científico, 29
1.2.1 Busca de princípios explicativos e visão unitária da realidade, 29
1.2.2 Dúvida, investigação e conhecimento, 29
1.2.3 Ideal da racionalidade e a verdade sintática, 31
1.2.4 Ideal da objetividade e a verdade semântica, 32
1.2.5 A verdade pragmática, 32
1.2.6 Linguagem específica e poder de crítica, 33
1.2.7 Historicidade dos critérios de cientificidade, 34
1.2.8 Caráter hipotético do conhecimento científico, 36
Leituras complementares, 38

2 Ciência e método: uma visão histórica, 41
2.1 Ciência: controle prático da natureza e domínio sobre os homens ou busca do saber?, 42
2.2 Ciência e método: suas concepções, 44
2.2.1 Ciência e método: a visão grega, 44
2.2.1.1 Os pré-socráticos, 44
2.2.1.2 A abordagem platônica, 45
2.2.1.3 Aristóteles: entendimento e experiência, 46
2.2.1.4 Ciência grega - a visão de universo, 47
2.2.2 Ciência e método: a abordagem da ciência moderna, 49
2.2.2.1 Bacon: indução e empirismo, 49
2.2.2.2 Galileu: o experimento e a revolução científica, 51
2.2.2.3 Newton: o método indutivo e o surgimento do positivismo, 54
2.2.2.4 O dogmatismo e o cientificismo da ciência moderna, 57
2.2.3 A visão contemporânea de ciência e método: a incerteza e a ruptura com o cientificismo, 58
2.2.3.1 Crítica do contexto de descoberta do método indutivo - confirmável, 61
2.2.3.2 Crítica do contexto de justificação (validação) do método indutivo, 65
2.2.4 A ciência contemporânea: o questionamento da possibilidade de um método, 67
2.2.4.1 O método científico hipotético-dedutivo, 69
2.2.4.2 O contexto de descoberta do método científico hipotético-dedutivo, 71
2.2.4.3 O contexto de justificação do método científico hipotético-dedutivo, 73
2.2.4.4 Ciência e não ciência: como demarcar?, 77
2.2.5 A aplicação do método científico: o estudo de um caso, 80
Leituras complementares, 86

3 Leis e teorias, 89
3.1 Natureza, objetivos e funções das leis e teorias, 90
3.2 As vantagens que oferecem as teorias, 96
3.3 O caráter hipotético das teorias, 99
Leituras complementares, 101

SEGUNDA PARTE: PRÁTICA DA PESQUISA

4 Problemas, hipóteses e variáveis, 105
4.1 A delimitação do problema de pesquisa, 106
4.2 A construção de hipóteses, 108
4.3 Níveis de hipóteses, 110
4.4 Variáveis: conceituação e tipos, 112
4.5 Conceitos e construtos, 115
4.6 Definições empíricas dos conceitos, 116
Leituras complementares, 119

5 O fluxograma da pesquisa científica, 121
5.1 Tipos de pesquisa, 122
5.2 O fluxograma da pesquisa, 126
5.2.1 Primeira etapa: a preparatória, 128
5.2.2 Segunda etapa: a elaboração do projeto de pesquisa, 133
5.2.3 Terceira etapa: a execução do plano, 134
5.2.4 Quarta etapa: a construção do relatório de pesquisa, 135
Leituras complementares, 136

6 A estrutura e a apresentação dos relatórios de pesquisa, 137
6.l Tipos de relatórios de pesquisa científica, 137
6.2 A estrutura dos relatórios de pesquisa científica, 139
6.2.l Elementos pré-textuais, 140
6.2.1.1 A folha de rosto, 140
6.2.1.2 Folha de aprovação, 142
6.2.1.3 Dedicatória, 142
6.2.1.4 Agradecimentos, 142
6.2.1.5 Abstract, 142
6.2.1.6 Sumário, 142
6.2.1.7 Lista de ilustrações, 142
6.2.2 Elementos textuais, 144
6.2.2.1 Introdução, 144
6.2.2.2 Desenvolvimento, 145
6.2.2.3 Conclusão, 146
6.2.2.4 Notas, 147
6.2.2.5 Citações, 147
6.2.3 Elementos pós-textuais, 147
6.2.3.1 Referências bibliográficas, 147
6.2.3.2 Apêndice, 147
6.2.3.3 Anexo, 148
6.3 O artigo científico: estrutura e apresentação, 148
Leitura complementar, 150

7 A apresentação dos relatórios de pesquisa: normas e orientações, 151
7.1 Distribuição do texto na folha, 151
7.1.1 Paginação, 151
7.1.2 Papel, margens e espacejamento, 151
7.1.3 Citações: forma de apresentação, 153
7.2 Referências bibliográficas: normas de apresentação, 156
7.2.1 Definições e localização, 156
7.2.2 Ordem dos elementos, 156
7.2.2.1 Obras monográficas, 157
7.2.2.2 Partes de obras monográficas sem autoria especial, 158
7.2.2.3 Partes de obras monográficas com autoria própria, 158
7.2.2.4 Publicações periódicas consideradas no todo, 159
7.2.2.5 Parte de publicações periódicas (seriados), 159
7.2.2.6 Artigos, etc. em revistas, 160
7.2.2.7 Artigos, etc. emjomais, 161
7.2.2.8 Acórdãos, decisões e sentenças das Cortes ou Tribunais, 161
7.2.2.9 Leis, Decretos, portarias, etc., 162
7.3 Referências de fontes obtidas através de meios eletrônicos, 162
7.4 Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico, 163
7.5 Referência de fontes de imagem em movimento (filmes, fitas de vídeo, DVD e outros), 164
7.6 Documento iconográfico, 164
7.7 Documento cartográfico, 165
7.8 Normas complementares e gerais de apresentação, 165
7.8.1 Pontuação, 166
7.8.2 Tipos e corpos, 167
7.8.3 Autor, 167
7.8.3.1 Pessoas fisicas, 167
7.8.3.2 Entidades coletivas, 168
7.8.4 Título, 168
7.8.4.1 Supressões no título, 169
7.8.4.2 Acréscimos ao título, 169
7.8.4.3 Títulos de seriados, 169
7.8.5 Edição, 170
7.8.6 Imprenta, 170
7.8.6.1 Local de publicação, 170
7.8.6.2 Editor, 170
7.8.6.3 Data, 171
7.8.7 Descrição fisica, 172
7.8.7.1 Número de páginas ou volumes, 172
7.8.7.2 Material especial, 172
7.8.7.3 Ilustrações, 173
7.8.7.4 Dimensões, 173
7.8.7.5 Séries e coleções, 173
7.8.8 Notas especiais, 173
7.8.8.1 Documentos traduzidos, 173
7.8.9 Lista ordenada de referências bibliográficas, 174
7.8.9.1 Ordenação, 174
7.8.9.2 Autor repetido, 174
7.8.9.3 Título repetido, 175
7.8.9.4 Remissivas, 175
Referências bibliográficas, 177
quem comprou, também comprou
O AVESSO DO MODELO - BONS PROFESSORES E A PSICANÁLISE
Escolha a quantidade
No momento a quantidade solicitada n?o esta dispon?vel em estoque
SABER FALAR - COMO SE ADQUIRE A LÍNGUA?
Vozes
R$ 62,80
Escolha a quantidade
No momento a quantidade solicitada n?o esta dispon?vel em estoque
LEITURAS DE PSICOLOGIA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Escolha a quantidade
No momento a quantidade solicitada n?o esta dispon?vel em estoque

    FORMAS DE PAGAMENTO

    REDES SOCIAIS