NEOLIBERALISMO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE

(ref.: 9788534930079)

Autor: MARIA CÉLIA BORGES DALBERIO
Editora: PAULUS
Coleção: PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO
Ano: 2009
Número de páginas: 168
Categoria: D. C. Educação

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9 PREFÁCIO

13 INTRODUÇÃO
ORIGEM, OBJETIVOS E ESTRUTURA DO LIVRO

19 1. AS POLfTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS,
O NEOLlBERALlSMO E A GLOBALlZAÇÃO
20 1.1. O contexto social atual: globalização e neoliberalismo
44 1.2. O papel da educação no mundo globalizado
e orientado pela política neoliberal

67 2. GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA
PÚBLICA POPULAR
68 2.1. O contexto histórico e social brasileiro
71 2.2. Democracia como um direito
82 2.3. Como fazer democracia na escola
91 2.4. A escola pública popular tem de ter qualidade de ensino

109 3. O COMPROMISSO ÉTICO NA PRÁTICA ESCOLAR E A FORÇA
DA COMUNIDADE PARA A EDUCAÇÃO EMANCIPADORA
110 3.1. A crise de identidade: a modernidade,
a pós-modernidade e a hipermodernidade
123 3.2. Ética da libertação e comunidade: para uma sociedade
e uma escola mais inclusivas
142 3.3. Perspectivas esperançosas

149 À GUISA DE CONCLUSÃO:
NA BUSCA DE UM HORIZONTE PARA A EDUCAÇÃO

162 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Neoliberalismo, políticas educacionais e a gestão democrática na escola pública de qualidade discute as relações do neoliberalismo e da globalização influenciando as políticas educacionais e a qualidade de ensino das escolas públicas. A democracia é uma conquista e apresenta avanços, mas carece de aperfeiçoamento. A pós-modernidade gera incertezas e desesperança na vida dos educadores. Para a construção da escola que democratiza o acesso ao saber, a comunidade deve participar e intervir na luta pela emancipação educacional. Este livro subsidia teoricamente as discussões sobre políticas educacionais, didática, filosofia e sociologia da educação, gestão escolar e projetos pedagógicos.

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