O PRIMEIRO ANO DE VIDA

O PRIMEIRO ANO DE VIDA

Código: 9788578276508

Marca: WMF


Autor: René A. Spitz

Tradução: Erothildes Millan Barros da Rocha

Revisão: Monica Stahel

Coleção: Textos de Psicologia

Editora: WMF Martins Fontes

Ano: 2013 - 4ª edição - 3ª tiragem 2018

Nº págs.: 390

Categoria Principal: Infância



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Ao contrário do que comumente acontece com as publicações de psicanalistas, esta descrição das inter-relações emocionais entre mãe e filho destina-se a um círculo mais amplo de leitores A linguagem usada pelo autor, apoiada em ilustrações, é direta e simples para ser compreendida pelas mães e pelos que trabalham com crianças, mesmo que não tenham conhecimento em Psicologia.

Prefácio XIII

Prólogo XV

Agradecimentos XVII


PRIMEIRA PARTE

Definições e metodologia 1

1. Introdução teórica 3

Proposições psicanalíticas 6

Fatores congénitos 10

Fatores ambientais, seu alcance e complexidade 11

O objeto libidinal 14

2. O método 17

Construção e validação dos testes 18

Descrição sumária dos testes 22

Lugar e limitações dos testes em nosso projeto de pesquisa 22

Análise através de filmes e material de casos 23

População estudada 25

Descrição das instituições 27


SEGUNDA PARTE

A constituição do objeto libidinal 33

3. O estágio não-objetal 35

Primeiros protôtipos de reações afetivas 37

Primeiras reações cognitivas 40

Dados neurofisiológicos subjacentes ao comportamento 43

Modificação do comportamento através da experiência 46

4. A origem da percepção 53

O trabalho de M. von Senden sobre a aprendizagem perceptual
e outros resultados experimentais 55

A cavidade primária: considerações psicanalíticas 61

Da percepção por contato à percepção a distância 65

O ato perceptivo e os três ôrgãos de percepção primitiva 69

A experiência perceptual 73

Fenômenos perceptuais regressivos no adulto 75

Afetos e percepção emergente 82

5. O precursor do objeto 87

A reação de sorriso 87

Resultados experimentais 89

Da recepção passiva às relações objetais ativas 97

O papel do afeto na relação mãe-filho 99

Significado teórico do estabelecimento do pré-objeto 102

6. A plasticidade da psique na primeira infância

Estágios de transição 110

Mudanças de significado e de reação 111

Uma diferença básica entre bebê e adulto 116

O aparecimento do primeiro organizador e suas conseqüências 118

O papel do ego 120

7. O papel das relações mãe-filho no desenvolvimento do bebê 123

Intercâmbio de ações na díade mãe-filho 123

Comunicação na díade mãe-filho 129

Comunicação animal e comunicação humana 130

Elementos de comunicação 132

O papel da recepção e da percepção: formas cenestésicas e diacríticas de funcionamento 134

Afetos, percepção e comunicação 138

Órgãos corporais, comunicação e evolução 141

A histôria natural dos afetos de desprazer e sua dinâmica 143

Armazenamento na memôria e experiência marcada pela afetividade 145

O papel da frustração na aprendizagem e no desenvolvimento 147

8. O estabelecimento do objeto libidinal 151

A ansiedade dos oito meses 151

Uma objeção à nossa explicação da ansiedade dos oito meses 158

O segundo organizador 161

Os determinantes culturais da díade 165

9. Papel e evolução das pulsões instintuais 169

O objeto bom e o objeto mau e sua fusão 170

Horários de alimentação: seu impacto sobre os cuidados maternos 172

Tolerância à frustração e o princípio de realidade 173

10. Desenvolvimento posterior ao estabelecimento do segundo organizador 177

Progresso nos setores perceptual, motor e afetivo 178

Imitação e identificação 181

11. Origens e início da comunicação humana: o terceiro organizador da psique 185

O impacto da locomoção sobre as relações da díade 185

Meneio negativo da cabeça: o primeiro gesto semântico do bebê 187

Imitação, identificação e meneio negativo da cabeça: três proposições 188

O terceiro organizador da psique 192

Origens biolôgicas e neurofisiolôgicas do meneio negativo da cabeça 195

Mudança na função: aspectos biolôgicos e psicolôgicos 197

Um protótipo do gesto afirmativo 198


TERCEIRA PARTE

Patologia das relações objetais 201

12. Desvios e distúrbios das relações objetais 203

Relações objetais normais 204

Fatores quantitativos e qualitativos nos distúrbios das relações objetais 209

Relações inadequadas entre mãe e filho 210

Relações insuficientes entre mãe e filho 211

13. Distúrbios psicotóxicos 213

Rejeição primária manifesta 213

Rejeição primária ativa 213

Rejeição primária passiva 213

A superpermissividade ansiosa primária (A cólica dos três meses) 216

O trabalho de Weil, Finkeistein, Alarcon e Spock 217

Os resultados experimentais de Levine e Bell 218

Considerações teóricas 220

Considerações práticas 223

Observações conclusivas sobre a cólica dos três meses 226

Hostilidade disfarçada em ansiedade manifesta (Eczema infantil) 227

Descobertas e dados clínicos 227

O papel da identificação primária 234

Processos psicodinâmicos 237

Uma explicação pavioviana 238

Observações conclusivas sobre o eczema infantil 243

Oscilação entre mimo e hostilidade (O balanço no bebê) 245

Dados clínicos e outros 245

Processos dinâmicos 248

Oscilações cíclicas de humor da mãe (Manipulação fecal e coprofagia) 252

Observações clínicas 252

Esclarecimentos sobre a personalidade da mãe 255

Relações mãe-filho 256

O estado afetivo da criança coprofágica 257

Dinâmica do relacionamento mãe-filho na coprofagia 259

Objeto bom e objeto mau: a indução pela mãe de estados afetivos na criança 261

O papel da especificidade do estágio 264

Comentários 266

Hostilidade materna conscientemente compensada
(A criança hipertímica) 268

14. Doenças de carência afetíva do bebe 271

Privação afetiva parcial (Depressão anaclítica) 272

O quadro clínico e sua natureza progressiva 272

Osfatores etiológicos 276

Privação afetiva total (Hospitalismo) 282

15. Os efeitos da perda do objeto: considerações psicolôgicas 289

16. Conclusão 299

Apêndice

A escola de psicologia genética de Genebra e a psicanálise: paralelos e equivalências 307

Algumas afirmações básicas de Piaget e seu conceito de psique 311

O conceito de estágios na ontogênese 320

O método de Piaget 324

Mecanismos de desenvolvimento no sistema de Piaget 326

O contato de Piaget com a psicanálise 329

Os três conceitos de objeto na psicologia contemporânea 332

A descoberta do não-eu 336

Formação do objeto e relações objetais 342

Indicadores deformação do objeto 345

Conclusão 361

Bibliografia 365



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