O SIGNIFICANTE, A LETRA E O OBJETO

(ref.: 9788585717681 (CO))

Livro com manchas amarelas nas laterais, devido ao ano de edição.

 


Autor: Charles Melman e outros
Tradução: Procopio Abreu
Editora: Companhia de Freud
Ano: 2004
Número de páginas: 144
Categoria principal: Lacan

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  • Sumário
  • Sinopse

Livro com manchas amarelas nas laterais, devido ao ano de edição.

 

O significante, a letra e o objeto: articulações ................................. 7

Intervenções e questões ................................................................ 15

O estatuto da letra, entre autismo e psicose ................................. 17

O que vocês entendem por K? ......................................................... 29

Saussure e Lacan ............................................................................. 35

Intervenção ................................................................................... .. 41

O anagrama: a letra bem próxima do gozo ......................................... 45

Intervenções e questões ................................................................. 53

A aletra e o significante .................................................................... 57

Intervenções e questões .................................................................. 61

Ravinamento ................................................................................... 65

Intervenções e questões .................................................................. 73

Letra simbólica, letra real? .............................................................. 75

No fim da tarde do sábado .................................................................. 81

O significante, a Ietra e objeto ........................................................... 83

Em que consiste o trilhamento? A Questão permanece aberta .......... 87

O destino de uma mulher: o objeto e a letra ...................................... 93

O que terá acontecido com ele? ........................................... 103

Questões sobre a interpretação ....................................................... 113

Da passagem literal do objeto ao moedor do significante .................. 119

Ensaio de situação da letra na anorexia ......................................... 127

Intervenção e questões ................................................................... 135

A fobia da escrita ......................................................................... 137

Livro com manchas amarelas nas laterais, devido ao ano de edição.

 

É preciso ressaltar aqui um aspecto da linguisteria psicanalítica que não debe ser desconhecido. Durante a formação de uma frase, os significantes são unidos entre si pelo verbo ser para formar uma significação qualquer. Os gramáticos de Port-Royal foram os primeiros a mostrar essa estrutura da frase cuja tensão está centrada no ser. De modo que, sejam quais forem os significantes unidos pelo verbo, a performance do sujeito consiste em transladar a questão do ser, que arriscaria objetivá-lo (conforme o desejo do Outro), em ser da frase. Está assim claro agora que o ato de falar reconduz o recalque originário. Quando ocorre pela primeira vez o Hilflosigkeit psíquico do bebê, esse desamparo não se deve apenas à sua impotência fisiológica, mas ao fato de que deve responder a uma demanda impossível. Ele não pode satisfazer ao que lhe pede a mãe, à qual, no entanto, deve tudo. Seu grito ultrapassa toda demanda e toda necessidade, já expressão dessa subjetividade nascida desse desamparo. E esse próprio grito chama a demanda que o reconduz. O grito é mais que o grito: ele se lembra do grito de antes mais que do que faz gritar, como escreve Freud no Projeto. O encadeamento de dois gritos conforme um par ordenado já é o ato de um sujeito que se produz ao mesmo tempo que o recalque daquilo que o faz gritar, isto é, a demanda, ou ainda, o objeto da pulsão. Como vêem, essa breve indicação de Freud obriga a fazer hipóteses mais precisas sobre o recalque originário.

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