OUVINDO CRIANÇAS NA ESCOLA - ABORDAGENS QUALITATIVAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS PARA A PSICOLOGIA

(ref.: 9788562553103 (CO))

Org: MARILENE P. REBELLO DE SOUZA
Editora: CASA DO PSICÓLOGO
Ano: 2010
Número de páginas: 284
Categoria: PESQUISA

  • Compartilhe:
R$ 74,00
Coloque o cep:
Frete grátis para: Brasil
  • Descrição
  • Especificação
Apresentação - A psicologia ouvindo crianças na escola: abordagens qualitativas e
desafios metodológicos 7
Marilene Proença Rebello de Souza

Prefácio - Ouvir crianças: uma tarefa complexa e necessária 11
Silvia Helena Vieira Cruz

Criança-sujeito: experiências de pesquisa com alunos de escolas públicas 23
Ruth Bernardes de SantAna

Cultura infantil e psicologia: contribuições da abordagem etnográfica para a
pesquisa com crianças 51
Beatriz Belluzzo Brando Cunha e Renata Fernanda Fernandes Gomes

Subjetividade e relações étnico-raciais: a criança negra na escola 73
Letícia Passos de Meio Sarzedas e Elisabeth Gelli Yazlle

Rejeição infantil: o papel dos colegas de escola e professores 101
Edwiges Ferreira de Mattos Silvares e Márcia Helena da Silva Melo

A entrada do bebê na escola e seu processo de adaptação .. 117
Ana Tereza Gôngora de Lucca, Gisele Favoretto de Oliveira
e João Batista Martins

Conhecendo a perspectiva de alunos acerca da Progressão Continuada:
apontamentos metodológicos 135
Lygia de Sousa Viégas

Promoção da paz e metodologia de pesquisa: uma vivência sociocultural
construtivista 163
Angela Uchôa Branco e Sergio Pernandes Senna Pires

Construindo modos de conversar com crianças sobre suas produções escolares 203
Anabela Almeida Costa e Santos

A escrita na perspectiva histórico-cultural: metodologia etnográfica de pesquisa... 229
Giuliana Carmo Temple

A dor e a delícia de entrevistar crianças na construção de um procedimento
metodológico infantil 257
Carmen Tereza Gonçalves Trautwein

Sobre os autores 279
A área de Psicologia Escolar e Educacional vem produzindo um conjunto importante de pesquisas que buscam compreender como as crianças entendem e explicam seu processo de escolarização. Os pesquisadores convidados a compor esta coletânea tiveram contato direto com trabalhos voltados para a infância e desenvolveram pesquisas metodológicas de aproximação à criança e à sua escolarização, sendo que grande parte defendeu trabalhos em bancas de programas de pós-graduação em Psicologia, tanto em níveis de mestrado quanto de doutorado, nos melhores programas do Brasil.
1

    FORMAS DE PAGAMENTO

    REDES SOCIAIS