PREPARANDO O CAMINHO DA INCLUSÃO

PREPARANDO O CAMINHO DA INCLUSÃO

Código: 9788575850503

Marca: Vetor


Autor: SUAD NADER SAAD
Editora: VETOR
Ano: 2003
ISBN: 8575850504
Número de páginas: 304
Peso: 415 gramas
Categoria principal: Psicologia e Educação

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O conteúdo deste livro representa a dissertação de mestrado realizada na Faculdade de Educação da USP sobre o desenvolvimento das pessoas com síndrome de Down.
Os conhecimentos veiculados foram alicerçados na teoria sócio-cultural de Vigotsky e seus seguidores.
Buscou-se conhecer como se deu o processo de aprendizagem escolar de jovens com síndrome de Down que chegaram a igualar ou superar as habilidades adquiridas em relação às pessoas sem deficiências, pela análise de sua trajetória escolar e social, na intenção de, em tempos de inclusão, contribuir com subsídios teóricos e práticos para formação inicial e contínua de profissionais da Educação, Saúde, Pais e Sociedade.

INTRODUÇÃO 19

I - Caracterização da pessoa com síndrome de Down e seu
atendimento através dos tempos 29

1.1- Síndrome de Down: conhecimentos relevantes da área
médica para a área educacional 29

1.1.1 - Etiologia da síndrome de Down 35

1.1.2 - Aspectos genéticos da síndrome de Down 36

1.2 - Breve histórico da deficiência mental e da síndrome
de Down 39

1.3 - Modelos de análise da pessoa com deficiência mental:
o enfoque psicológico 44

1.3.1 - A abordagem da psicometria 44

1.3.2- As posições evolutivas 46

1.3.3 - A abordagem comportamental 49

1.3.4 - A abordagem cognitiva 49

1.4 - O conceito de deficiência mental: da reabilitação à
educação 50

1.5 - A pessoa com deficiência mental e a educação 53

1.6 - A pessoa com deficiência e a sociedade: o enfoque
sociológico abre caminho para a inclusão 58

1.6.1 - Modelo médico: origem da exclusão 58

1.6.1.1- O movimento da integração: modelo médico em
transição 59

1.6.2 - O movimento da inclusão: modelo social da
deficiência em foco 60


II - Processos de aprendizagem e possibilidades de construção
do conhecimento da pessoa com síndrome de Down 65

2.1 - A questão neurológica (cérebro) e os aspectos cognitivos
(mente) 65

2.1.1 - As alterações neurolôgicas e a aprendizagem 66

2.1.2 - A conduta cognitiva das pessoas com síndrome de Down 74

2.1.3 - A questão da neuroplasticidade 75

2.1.4 - A linguagem como elemento desencadeador do desenvolvimento 81

2.1.4.1 - A coexistência das linguagens verbal e não verbal 88

2.1.5 - O conceito de compensação proposto por Vygotsky: fatores positivos e negativos 90

2.1.6 - A inclusão social como geradora da estimulação de
processos cognitivos 93

2.2 - As emoções e o desenvolvimento 98


III - A pessoa com deficiência mental e o outro: O preconceito e suas implicações na interação social 105

3.1 - Exame dos conceitos 105

3.1.1 - Diferença, estigma e preconceito: exame dos conceitos 105

3.1.2 - Deficiência X doença 106

3.2 - A força das ideias preconcebidas dificultando a interação
social 108

3.3 - O papel crucial da família no convívio diário: da aceitação
plena à resignação 111

3.4 - A escola: mediadora da integração/inclusão da pessoa
com deficiência 113

3.5 - Trabalho: um direito a ser respeitado 116

3.6 - A pessoa com síndrome de Down e a cidadania 117

3.6.1 -Desigualdades: diferenças sociais e pessoais 117

3.6.2 - O direito à voz 120


IV - A escolarização da pessoa com deficiência mental 125

4.1 - A escola como agente do desenvolvimento 125

4.2 - Capacidade de uso da língua ao ler e ao escrever: o grau
de importância na escola e em outros espaços 133

4.3 - Vivência: um procedimento didático especial 137

4.4 - Breves considerações sobre a situação da pessoa com
deficiência mental diante das orientações do ensino regular 142


V - A pesquisa 147

5.1 - Objetivos 147

5.2 - Tipo de pesquisa 148

5.3- Preparando a pesquisa empírica 150

5.4-Os sujeitos envolvidos na pesquisa 152

5.4.1 - Critério de seleção dos sujeitos 152

5.4.2 - Os sujeitos e a diversidade de práticas pedagógicas 154

5.4.3 - Procedimentos e instrumentos 158

5.4.3.1 - Constituição de quatro grupos de sujeitos para análise, em função do nível de literacia atual 158

5.4.3.2 - Os instrumentos utilizados e sua operacionalização 159

5.4.3.3 - Minicurriculurn Vitae descritivo de cada sujeito: interações na família e na escola 163

5.5 - Análise de dados 207


VI - Um estudo exploratôrio de fatores intervenientes no desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down 209

6.1 - A evolução do desenvolvimento dos sujeitos desta pesquisa 210

6.1.1 - Reagindo aos prognôsticos dos testes 211

6.1.2 - Um novo tempo 213

6.1.3-0 desenvolvimento, ressalvadas as diferenças individuais 214

6.1.4 - O mito da estagnação 215

6.1.5 - Produção escrita de alunos com síndrome de Down:
análise do contexto escolar e familiar referente ao processo de letramento e de alfabetização 217

6.1.5.1 - Os agentes estimuladores do processo de alfabetização 219

6.1.5.2 - O que é especial para as crianças especiais 223

6.1.5.3 - Prováveis interferências negativas e positivas na aquisição da leitura e da escrita 226

6.1.6 - Reflexões sobre a capacidade de uso da língua escrita e o desempenho em áreas de maior interesse dos sujeitos 228

6.1.6.1 - Limitação não é sinônimo de incapacidade 229

6.1.7 - Linguagem: ferramenta instrumental do desenvolvimento 233

6.1.8 - Os sujeitos da pesquisa em diferentes contextos de atuação: habilidades e conhecimentos 236

6.1.8.1 -A linguagem verbal e não-verbal em ação 237

6.1.8.2 - A leitura e a escrita como base da transdisciplinaridade 242

6.1.9 - Desenvolvimento: processo sem fim 244

6.2 O preconceito do qual são alvos os sujeitos e seus familiares 245

6.2.1 - Preconceito: o germe da exclusão 246

6.3 - Desinformação: entrave para o desenvolvimento 250

6.3.1 - Visibilidade: a informação autêntica sobre a pessoa com síndrome de Down 252

6.3.2 - Professores informados: caminho aberto para inclusão escolar 253

6.3.3 - Os grandes formadores de opinião: a escola e a mídia 254

6.4-Assistencialismo: prática inibidora do desenvolvimento 256

6.4.1 - A reação dos pais diante dos planos de seus filhos com síndrome de Down 260

6.5 - A inclusão escolar e social vista pêlos sujeitos, educadores e familiares 261

6.5.1 -O que a família pensa sobre a adequação da escola
inclusiva para seus filhos 263

6.5.2 - A inclusão no campo das capacidades individuais dos sujeitos 265

6.6 - As implicações das categorias analisadas para o exercício da cidadania 268


CONSIDERAÇÕES FINAIS 271

Referências bibliográficas 279

Anexos 293

Anexo 1 - Roteiro das entrevistas com as famílias 293

Anexo 2 - Roteiro das entrevistas com profissionais da Educação 294

Anexo 3 - Roteiro das entrevistas com os sujeitos da pesquisa 295

Anexo 4 - Roteiro das entrevistas com alunos de Escola Regular 295

Anexo 5 - Roteiro das entrevistas com empresários 296

Anexo 6 - Roteiro das entrevistas com organizadores do VI

Salão de Artes Cidade de Itajaí 297

Anexo 7 - Declaração da presidência do VI Salão de Artes

Cidade de Itajaí 298

Apêndice 299

Textos originais referentes às traduções 299



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