TESTAGEM E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA - INTRODUÇÃO A TESTES E MEDIDAS

(ref.: 9788580554090)

Autor: Ronald Jay Cohen; Mark E. Swerdlik; Edward D. Sturman
Editora: Artmed
Ano: 2014
Número de páginas: 724
Categoria Principal: Psicodiagnóstico

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Sumário

PARTE I Visão geral

1 Testagem e Avaliação Psicológica 1
Testagem e avaliação 1
Definição de testagem e avaliação psicológica 1
Os instrumentos de avaliação psicológica 6
O teste 6
A entrevista 9
O portfólio 10
Dados da história de caso 10
Observação comportamental 11
Testes de dramatização 13
Os computadores como instrumentos 14
Outros instrumentos 17
Quem, o que, o porquê, o como e o onde? 18
Quem são as partes? 18
Em que tipos de contextos as avaliações são conduzidas, e por quê? 22
Como as avaliações são conduzidas? 27
Onde buscar informações oficiais: fontes de referência 33
CONHEÇA UM PROFISSIONAL DA AVALIAÇÃO Conheça o dr. Stephen Finn 5
EM FOCO Os observadores devem ser parte do processo de avaliação? 20
A PSICOMETRIA NO COTIDIANO Acomodações diárias 32
AUTOAVALIAÇÃO 36

2 Considerações Históricas, Culturais e Legais/Éticas 38
Uma perspectiva histórica 38
Da Antiguidade ao século XIX 38
O século XX 43
Cultura e avaliação 45
Aumento do interesse em questões relacionadas à cultura 45
Algumas questões relativas a cultura e avaliação 51
Considerações legais e éticas 58
As preocupações do público 58
As preocupações da profissão 66
Os direitos dos testandos 71
EM FOCO A carreira controversa de Henry Herbert Goddard 48
CONHEÇA UM PROFISSIONAL DA AVALIAÇÃO Os testes e os membros do grupo 55
A PSICOMETRIA NO COTIDIANO Avaliação psicológica de vida-ou-morte 69
AUTOAVALIAÇÃO 76

PARTE II A Ciência das Medidas Psicológicas

3 Atualização da Estatística 77
Escalas de mensuração 78
Escalas nominais 79
Escalas ordinais 80
Escalas intervalares 81
Escalas de razão 81
Escalas de medidas em psicologia 82
Descrição dos dados 83
Distribuição de frequência 83
Medidas de tendência central 89
Medidas de variabilidade 92
Enviesamento 96
Curtose 97
A curva normal 98
A área sob a curva normal 98
Escores-padrão 101
Escores z 101
Escores T 102
Outros escores-padrão 103
Correlação e inferência 105
O conceito de correlação 105
O r de Pearson 107
O rho de Spearman 109
Representações gráficas da correlação 110
Metanálise 111
A PSICOMETRIA NO COTIDIANO Consumidor (de dados em gráfico), cuidado! 88
EM FOCO A curva normal e os testes psicológicos 100
CONHEÇA UM PROFISSIONAL DA AVALIAÇÃO Conheça o dr. Benoît Verdon 115
AUTOAVALIAÇÃO 116

4 Sobre Testes e Testagem 117
Alguns pressupostos sobre testagem e avaliação psicológica 117
Pressuposto 1: Existem traços e estados psicológicos 117
Pressuposto 2: Traços e estados psicológicos podem ser quantificados e medidos 120
Pressuposto 3: Comportamento relacionado ao teste prediz comportamento não relacionado ao teste 121
Pressuposto 4: Testes e outras técnicas de mensuração têm pontos fortes e pontos fracos 121
Pressuposto 5: Várias fontes de erro são parte do processo de avaliação 122
Pressuposto 6: A testagem e a avaliação podem ser conduzidas de maneira justa e imparcial 122
Pressuposto 7: A testagem e a avaliação beneficiam a sociedade 123
O que é um ¿bom teste¿? 123
Fidedignidade 123
Validade 124
Outras considerações 125
Normas 125
Amostragem para desenvolver normas 128
Tipos de normas 134
Sistemas de escore do grupo fixo de referência 138
Avaliação referenciada à norma versus referenciada ao critério 138
Cultura e inferência 141
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Sumário xxiii
A PSICOMETRIA NO COTIDIANO Colocando os testes à prova 126
EM FOCO Como o ¿padrão¿ é padrão na mensuração? 130
CONHEÇA UM PROFISSIONAL DA AVALIAÇÃO Conheça o dr. Steve Julius e o dr. Howard W. Atlas 141
AUTOAVALIAÇÃO 142

5 Confiabilidade 144
O conceito de confiabilidade 144
Fontes de variância do erro 146
Estimativas de confiabilidade 149
Estimativas de confiabilidade teste-reteste 149
Estimativas de confiabilidade de formas paralelas e de formas alternadas 150
Estimativas de confiabilidade do teste das metades 152
Outros métodos de estimar a consistência interna 154
Medidas de confiabilidade entre avaliadores 158
Usando e interpretando um coeficiente de confiabilidade 159
O propósito do coeficiente de confiabilidade 160
A natureza do teste 160
O modelo de mensuração de pontuação verdadeira e alternativas a ele 165
Confiabilidade e escores individuais 173
O erro-padrão de mensuração 173
O erro-padrão da diferença entre dois escores 177
A PSICOMETRIA NO COTIDIANO A defesa da confiabilidade e o teste do bafômetro 164
EM FOCO A teoria da resposta ao item (TRI) 170
CONHEÇA UM PROFISSIONAL DA AVALIAÇÃO Conheça o dr. Bryce B. Reeve 174
AUTOAVALIAÇÃO 180

6 Validade 181
O conceito de validade 181
Validade de face ou aparente 183
Validade de conteúdo 184
Validade relacionada ao critério 190
O que é um critério 190
Validade concorrente 191
Validade preditiva 192
Validade de construto 198
Evidência de validade de construto 199
Validade, viés e imparcialidade 204
Viés de teste 204
Imparcialidade do teste 206
CONHEÇA UM PROFISSIONAL DA AVALIAÇÃO Conheça o dr. Adam Schoemaker 185
EM FOCO Taxas de base e validade preditiva 194
A PSICOMETRIA NO COTIDIANO Ajuste dos escores do teste por grupos: imparcialidade
na testagem ou jogo sujo? 208
AUTOAVALIAÇÃO 210

7 Utilidade 211
O que é utilidade? 211
Fatores que afetam a utilidade de um teste 212

Análise de utilidade 218
O que é uma análise de utilidade 218
Como é conduzida uma análise de utilidade? 219
Algumas considerações práticas 231
Métodos para estabelecer pontos de corte 235
O método Angoff 235
O método de grupos conhecidos 236
Métodos baseados na TRI 237
Outros métodos 238
A PSICOMETRIA NO COTIDIANO Repensando os ¿custos¿ de testar e de não testar 214
CONHEÇA UM PROFISSIONAL DA AVALIAÇÃO Conheça o dr. Erik Viirre 216
EM FOCO Análise de utilidade: uma ilustração 220
AUTOAVALIAÇÃO 239

8 Desenvolvimento de Testes 240
Conceitualização do teste 241
Algumas questões preliminares 241
Trabalho-piloto 243
Construção do teste 244
Escalonamento 244
Redação dos itens 251
Pontuação dos itens 260
Experimentação 261
O que é um bom item? 262
Análise do item 262
O índice de dificuldade do item 263
O índice de confiabilidade do item 264
O índice de validade do item 265
O índice de discriminação do item 265
Curvas características do item 268
Outras considerações na análise do item 269
Análise qualitativa do item 273
Revisão dos testes 275
A revisão de testes como um estágio no desenvolvimento de novos testes 275
Revisão de testes no ciclo de vida de um teste existente 276
O uso da TRI na construção e revisão de testes 281
A PSICOMETRIA NO COTIDIANO A psicometria na sala de aula 246
EM FOCO Criando um banco de itens 258
CONHEÇA UM PROFISSIONAL DA AVALIAÇÃO Conheça o dr. Scott Birkeland 269
AUTOAVALIAÇÃO 284

PARTE III A Avaliação da Inteligência

9 A Inteligência e Sua Mensuração 285
O que é inteligência? 285
Definição de inteligência: visões do público leigo 286
Definição de inteligência: visões de acadêmicos e de profissionais de teste 287
Teorias fatoriais da inteligência 291
A visão do processamento de informação 295
Mensurando a inteligência 297
Tipos de tarefas usadas nos testes de inteligência 297
A teoria no desenvolvimento e na interpretação de testes de inteligência 299
Inteligência: algumas questões 301
Natureza versus educação 301
A estabilidade da inteligência 304
A validade de construto dos testes de inteligência 308
Outras questões 308
Uma perspectiva 318
CONHEÇA UM PROFISSIONAL DA AVALIAÇÃO Conheça a dra. Barbara C. Pavlo 298
A PSICOMETRIA NO COTIDIANO Ser superdotado 306
EM FOCO Imparcialidade cultural, carga cultural 316
AUTOAVALIAÇÃO 319

10 Testes de Inteligência 320
Escalas de Inteligência de Stanford-Binet 323
Escalas de Inteligência de Stanford-Binet ¿ quinta edição 324
Escalas Wechsler 330
Escala de Inteligência Wechsler para Adultos ¿ quarta edição (WAIS-IV) 332
Escala de Inteligência Wechsler para Crianças ¿ quarta edição (WISC-IV) 336
Escala de Inteligência Wechsler para Idade Pré-escolar e Primária ¿ terceira edição (WPPSI-III) 338
Formas abreviadas 341
Escalas Wechsler em perspectiva 342
Outras medidas de inteligência 343
Testes destinados para administração individual 343
Testes destinados para a administração em grupo 343
Medidas de estilo cognitivo e capacidades intelectuais específicas 353
EM FOCO Análise fatorial 344
A PSICOMETRIA NO COTIDIANO A Bateria de Aptidão Profissional das Forças Armadas (ASVAB):
Um teste que você pode fazer 350
CONHEÇA UM PROFISSIONAL DA AVALIAÇÃO Conheça a dra. Rebecca Anderson 353
AUTOAVALIAÇÃO 356

11 Avaliação para a Educação 357
O papel da testagem e da avaliação na educação 357
Resposta à intervenção (RtI) 358
Avaliação dinâmica 361
Testes de realização 363
Medidas de realização geral 363
Medidas de realização em áreas de matéria específicas 364
Testes de aptidão 368
O nível da educação infantil 370
O nível do ensino fundamental 376
O nível do ensino médio 376
O nível universitário e além 378

Testes diagnósticos 380
Testes de leitura 382
Testes de matemática 382
Baterias de testes psicoeducacionais 383
Bateria de Kaufman para Avaliação de Crianças (K-ABC) e Bateria de Kaufman para Avaliação de Crianças,
segunda edição (KABC-II) 383
O Woodcock-Johnson III (WJ III) 386
Outros instrumentos de avaliação em contextos educacionais 387
Avaliação de desempenho, de portfólio e autêntica 387
Técnicas de avaliação pelos pares 390
Mensuração de hábitos, interesses e atitudes de estudo 391
CONHEÇA UM PROFISSIONAL DA AVALIAÇÃO Conheça Eliane Hack, M.A. 360
EM FOCO Testes de competência mínima 366
A PSICOMETRIA NO COTIDIANO Primeiras impressões 372
AUTOAVALIAÇÃO 392

PARTE IV A Avaliação da Personalidade

12 Avaliação da Personalidade: Visão Geral 393
Personalidade e avaliação da personalidade 393
Personalidade 393
Avaliação da personalidade 394
Traços, tipos e estados 394
Avaliação da personalidade: Algumas questões básicas 398
Quem? 399
O quê? 405
Onde? 406
Como? 407
Desenvolvendo instrumentos para avaliar a personalidade 417
Lógica e razão 417
Teoria 418
Métodos de redução de dados 418
Grupos critério 421
Avaliação da personalidade e da cultura 434
Aculturação e considerações relacionadas 435
CONHEÇA UM PROFISSIONAL DA AVALIAÇÃO Conheça o dr. Eric A. Zillmer 407
A PSICOMETRIA NO COTIDIANO Alguns formatos de itens comuns 412
EM FOCO Avaliando a aculturação e variáveis relacionadas 436
AUTOAVALIAÇÃO 439

13 Métodos de Avaliação da Personalidade 440
Métodos objetivos 440
O quanto são objetivos os métodos objetivos de avaliação da personalidade? 441
Métodos projetivos 442
Manchas de tinta como estímulos projetivos 443
Figuras como estímulos projetivos 449
Palavras como estímulos projetivos 457
Sons como estímulos projetivos 460
A produção de desenhos de figuras 461
Os métodos projetivos em perspectiva 464
Métodos de avaliação comportamental 470
O quem, o quê, o quando, o onde, o porque e o como da avaliação comportamental 472
Variedades de avaliação comportamental 476
Questões na avaliação comportamental 484
Uma perspectiva 487
CONHEÇA UM PROFISSIONAL DA AVALIAÇÃO Conheça o dr. Anthony Bram 469
A PSICOMETRIA NO COTIDIANO Confissões de um avaliador do comportamento 477
EM FOCO Personalidade, desfechos de vida e fotos do anuário da faculdade 485
AUTOAVALIAÇÃO 488

PARTE V Testagem e Avaliação em Ação

14 Avaliação Clínica e de Aconselhamento 489
Uma visão geral 489
O diagnóstico de transtornos mentais 491
A entrevista na avaliação clínica 495
Dados da história de caso 501
Testes psicológicos 501
Avaliação psicológica culturalmente informada 504
Aspectos culturais da entrevista 506
Considerações culturais e tratamento gerenciado 507
Aplicações especiais de medidas clínicas 508
A avaliação de adição e de abuso de substância 509
Avaliação psicológica forense 510
Diagnóstico e avaliação de dano emocional 517
Análise do perfil 517
Avaliações de custódia 518
Abuso e negligência infantil 521
O relatório psicológico 524
O efeito Barnum 525
Previsão clínica versus mecânica 527
CONHEÇA UM PROFISSIONAL DA AVALIAÇÃO Conheça o dr. Joel Goldberg 503
EM FOCO Avaliação de periculosidade e o serviço secreto 513
A PSICOMETRIA NO COTIDIANO Os elementos de um relatório típico de avaliação psicológica 526
AUTOAVALIAÇÃO 529

15 Avaliação Neuropsicológica 530
O sistema nervoso e o comportamento 530
Dano neurológico e o conceito de organicidade 531
A avaliação neuropsicológica 535
Quando uma avaliação neuropsicológica é indicada 535
Elementos gerais de uma avaliação neuropsicológica 536
O exame físico 540
Testes neuropsicológicos 541
Testes de capacidade intelectual geral 541
Testes para medir a capacidade de abstrair 544
Teste da função executiva 545
Testes da função perceptual, motora e perceptomotora 549
Testes de funcionamento verbal 553
Testes de memória 553
Baterias de testes neuropsicológicos 556
Outros instrumentos de avaliação neuropsicológica 561
CONHEÇA UM PROFISSIONAL DA AVALIAÇÃO Conheça a dra. Jeanne P. Ryan 543
EM FOCO Baterias de testes neuropsicológicos fixas versus flexíveis e a Lei 558
A PSICOMETRIA NO COTIDIANO Auxílios ao diagnóstico médico e avaliação neuropsicológica 562
AUTOAVALIAÇÃO 564

16 Avaliação, Carreiras e Organizações 565
Escolha da carreira e transição de carreira 565
Medidas de interesse 566
Medidas de habilidades e aptidão 568
Medidas de personalidade 575
Outras medidas 579
Triagem, seleção, classificação e alocação 581
O currículo e a carta de apresentação 582
O formulário de requerimento 582
Cartas de recomendação 583
Entrevistas 584
Avaliação do portfólio 584
Testes de desempenho 584
Testes físicos 588
Medidas de capacidade cognitiva, produtividade e motivação 591
Medidas da capacidade cognitiva 591
Produtividade 592
Motivação 594
Satisfação no trabalho, compromisso organizacional e cultura organizacional 598
Satisfação no trabalho 598
Compromisso organizacional 599
Cultura organizacional 599
Outros instrumentos de avaliação para aplicações organizacionais e do trabalho 602
Psicologia do consumidor 602
A medida de atitudes 602
Pesquisas 604
Métodos de pesquisa de motivação 607
EM FOCO Generalização da validade e a BTAG 572
CONHEÇA UM PROFISSIONAL DA AVALIAÇÃO Conheça o dr. Chris Gee 599
A PSICOMETRIA NO COTIDIANO Avaliação da cultura corporativa e organizacional 601
AUTOAVALIAÇÃO 612

Referências 613

Créditos 683

Índice Onomástico 685

Glossário/Índice 695
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